#Roads & Transport
Target:
Aos Tribunais Superiores de Justiça do Brasil
Region:
Brazil
Website:
transitoamigo.blog.terra.com.br

A Lei 11.705/08 foi instituída no Brasil com o objetivo de reduzir as crescentes ocorrências de acidentes viários envolvendo condutores alcoolizados.

Pelo seu texto, o nível de alcoolemia permitido para os condutores é ZERO e não respeitá-lo até o limite de seis decigramas por litro de sangue representa uma infração de natureza gravíssima, com multa pesada, retenção do veículo e suspensão da habilitação.

ìndices de contaminação por álcool superiores a seis decigramas - além das sançoes já citadas - implicará também na abertura de processo penal onde o condutor alcoolizado responderá por crime de trânsito.

Embora seja um dispositivo legal com objetivos claros em defesa da vida, grupos econômicos contrariados recorreram ao STF arguindo a constitucionalidade da medida, sob a alegação de que a lei contraria o direito do cidadão de se negar a prestar provas contra si (no caso dos testes com etilômetros).

Essa atitude de uns poucos demonstra que a tão propalada responsabilidade social, nesse caso, é mera figura de retórica e o que prevalece - ao custo da vida e da integridade de milhares de pessoas - é o lucro a qualquer preço.

Assim, lançamos essa petição on line para angariar o maior número possível de assinaturas até o julgamento do mérito, previsto para meados de agosto de 2008.
As entidades, organizações sociais e indivíduos que apóiam essa iniciativa estão solicitando uma audiência com o senhor presidente do STF, MInistro Gilmar Mendes, antes do julgamento, para levar-lhe de viva voz as esperanças da esmagadora e silenciosa maioria dos brasileiros de bem.

Solicitamos a manutenção do inteiro teor da Lei 11.705/08, convencidos que estamos de que a referida norma legal é absolutamente preventiva ( e não punitiva) quando retira de circulação das ruas e estradas brasileiras, verdadeiras e letais ameaças à integridade fisica de inocentes, representada por veículos conduzidos por motoristas alcoolizados.

Acreditamos também que o legítimo direito individual do cidadão não pode, de maneira alguma, se sobrepor ao direito da coletividade, principalmente quando esse díreito é a essência de todo o resto: A VIDA !

GoPetition respects your privacy.

The APOIO A MANUTENÇÃO DA INTEGRALIDADE DA LEI 11.705 DE 19 DE JUNHO DE 2008 petition to Aos Tribunais Superiores de Justiça do Brasil was written by Fernando Pedrosa and is in the category Roads & Transport at GoPetition.