#Politics
Target:
Portugueses
Region:
Portugal
Website:
movv.org

Na Alemanha, os trabalhadores da Hochtief manifestam-se na rua contra a tentativa de compra por parte da construtora ACS, a maior empresa espanhola do ramo. Obviamente, os trabalhadores receiam o certo desemprego e as deslocalizações que se seguirão inevitavelmente a esta fusão.

Anos antes, a compra da conhecida fabricante de placas gráficas ATI pela AMD reduziu seriamente as opções à disposição dos consumidores... Nas últimas décadas, têm sido frequentes as fusões bancárias ou de grandes empresas mineiras, empresas de comunicações e Internet, farmacêuticas ou industriais, etc, etc... Com que benefícios? Para quem?

As fusões ou aquisições de empresas do mesmo ramo têm sido frequentes nas últimas décadas. Como consequência, temos sofrido um nítido declínio na capacidade de inovação, na concorrência, no leque de oferta disponível aos consumidores e, sobretudo, no Emprego, porque em cada Fusão, Aquisição ou OPV os gestores (que enriquecem no processo) encontra sempre "redundâncias" e pretextos para realizarem "reengenharias" que se traduzem invariavelmente em mais despedimentos. Estas "fusões" têm também permito a ocorrência de verdadeiras monstruosidades em que empresas mais pequenas e menos competentes compram empresas maiores e mais eficazes, como foi o caso em Portugal da compra da Compal pela Sumolis... quem perdeu? Perdeu a melhor empresa, os seus consumidores, que perderam em concorrência e ganharam os bancos que emprestaram o capital... São estes os desvios que importa corrigir.

No global, se há fenómeno que mais negativamente tem influído no desempenho das economias ocidentais na redução da eficácia e competitividade, no Desemprego (reduzindo o universo de consumidores e a dinâmica económica das sociedades) e até na concorrência, o aspecto mais crucial para o bom desempenho de uma economia este tem sido precisamente este, das "fusões" entre empresas do mesmo ramo.

Petição:
1. Porque acreditamos que a Livre Concorrência é um factor essencial para a recuperação económica e que as "fusões" entre empresas do mesmo ramo a reduzem.
2. Porque acreditamos que se uma Empresa deve crescer, deve fazê-lo em regime de concorrência, competindo entre as melhores, por melhores preços, por uma oferta mais original e mais capaz e não anexando a sua concorrência
3. Porque sabemos que a cada "fusão corresponde sempre mais desemprego
4. Porque acreditamos que as empresas maiores são sempre menos eficientes, dinâmicas, flexíveis e inovadoras que as pequenas ("Small is Beautiful")

Defendemos que seja tornada Lei, na República Portuguesa e, posteriormente, criada uma Norma Comunitária que determine a proibição de todas as Aquisições, Fusões ou Ofertas Públicas de Venda entre empresas que estejam diretamente em concorrência ou que pertençam ao mesmo ramo de atividade.

Esta petição será entregue na Assembleia da República logo que tiver reunido o número mínimo de assinaturas e, logo depois, no Parlamento Europeu:

Lei nº 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei nº 6/93 de 1 de Março e pela Lei nº 15/2003 de 4 de Junho e pela Lei nº 45/07, de 24 de Agosto.
http://www.parlamento.pt/EspacoCidadao/Paginas/DireitoPeticao.aspx

Direito de petição dos cidadãos da União Europeia
http://www.europarl.europa.eu/factsheets/2_5_0_pt.htm

The Petição contra as Fusões, Aquisições e OPVs (fonte de Desemprego e de redução da Sã Concorrência) petition to Portugueses was written by MaisLisboa.org and is in the category Politics at GoPetition.

Petition Tags

Fusões