#Environment
Target:
Licenciados em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais
Region:
Portugal

A Licenciatura em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (LEARN) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro encontra-se acreditada pela Ordem dos Engenheiros desde 2004 até 31 De Dezembro de 2008, estando integrada no Colégio de Ambiente.

No entanto, aquando da conclusão do processo de acreditação, em 2004, foi concedida, com efeitos retroactivos, a acreditação apenas aos Licenciados após o ano de 2002. Esta situação excluiu da acreditação da Ordem dos Engenheiros aproximadamente 100 Licenciados em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais.

Muitos destes licenciados estão satisfatoriamente absorvidos pelo mercado de trabalho, distribuindo-se por empresas de consultoria, instituições de investigação e ensino superior, organismos da administração central, local e regional e empresas industriais. Muitos concluíram com sucesso Pós-graduações e Mestrado em várias universidades de prestígio reconhecido, outros são especialistas em determinados nichos de mercado, como a Análise do Ciclo de Vida de Materiais, Mapas de Ruído, Estudos de Impacte Ambiental ou Análise de Riscos Ambientais.

Actualmente o mercado do ambiente começa a dar mostras de saturação resultado da proliferação de Licenciados em Engenheira do Ambiente oriundos de instituições sem qualquer acreditação ou certificação de qualidade.

Estes Licenciados em EARN, apesar de demonstrarem um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes essenciais na área ambiental, nomeadamente, o nível diversificado e aprofundado de conhecimentos em disciplinas de ciências fundamentais; o nível aprofundado de conhecimentos tecnológicos específicos; elevada capacidade de relacionamento e integração de conhecimentos de várias disciplinas (incluindo economia, sociologia e legislação ambiental); capacidade de comunicação e de trabalho em equipas de formação heterogénea e atitude ética, não as vêm reconhecidas por uma mera questão de desfasamento temporal.

Face ao exposto, solicita-se que V. Exa. Magnifico Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro solicite junto do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros a acreditação dos Licenciados em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais, que concluíram a Licenciatura antes do ano de 2002.

GoPetition respects your privacy.

The Acreditação de todos Licenciados em Eng.ª Ambiental e dos Recursos Natuarais pela Ordem dos Engenheiros petition to Licenciados em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais was written by Carlos Afonso Teixeira and is in the category Environment at GoPetition.