#Local Government
Target:
Câmra Municipal de Guimarães
Region:
Portugal
Website:
torrecanina.blogspot.com

Exmo. senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães,

Na cidade de Guimarães há muitas ruas com nomes de escritores, como Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Antero de Quental, Camilo Castelo Branco, Camões, Carlos Malheiro Dias, Eça de Queirós, Ferreira de Castro, Gil Vicente, Manuel Tomás, Miguel Torga, Raul Brandão, Rómulo de Carvalho ou Teixeira de Pascoaes. Grandes nomes que a cidade homenageou e que a honram, independentemente dos lugares onde nasceram, escreveram e morreram.

Há, porém, um nome que falta naquela lista: António Lobo de Carvalho, notável poeta setecentista, natural de Guimarães.

António Lobo de Carvalho nasceu no início da década 1730. A sua vida decorreu entre a terra que o viu nascer, Lisboa e o Porto, onde esteve exilado vários anos. De espírito turbulento, era dado a envolver-se em desordens, indo parar à prisão, em grande parte por força das suas implacáveis poesias satíricas.

Quem conhece os seus escritos, coloca-o a par de Bocage ou de Nicolau Tolentino. Pelo género poético que cultivou, com forte pendor satírico, burlesco e erótico, fizeram dele um poeta maldito. E, da maldição fez-se esquecimento. Dele, escreveu Natália Correia que “não só merece um lugar de especial destaque entre os satíricos portugueses, como deve o seu nome, obscurecido pela ignorância ou pelo preconceito dos cronistas literários, figurar na galeria dos relevantes poetas portugueses, posto que, pelo quilate poético, superou a circunstancialidade da sátira”.

É tempo recuperar o poeta António Lobo de Carvalho da obscuridade, da ignorância e do preconceito. Tempo de lhe ler a obra. E tempo de Guimarães cumprir uma lacuna gritante na sua toponímia.

Em presença do exposto, os signatários desta petição vêm solicitar a Vossa Excelência que seja atribuído o nome de António Lobo de Carvalho a uma rua, avenida ou praça de Guimarães.

GoPetition respects your privacy.

The Uma rua para António Lobo de Carvalho petition to Câmra Municipal de Guimarães was written by Diuner de Guimarães and is in the category Local Government at GoPetition.

Petition Tags

Lobo de Carvalho