#Culture
Target:
Estudantes Africanos em Portugal
Region:
Portugal

'e…
por raça mistura
sermos mais de todos
o infinito é mais aqui'

Ibn Vitterbo-Meireles

"…
e
por raça mistura
sermos mais de todos
o infinito é mais aqui"

Ibn Vitterbo-Meireles

Há meia dúzia de anos, um poeta quase desconhecido, escreveu isto sobre o sentir universalista e ecuménico dos povos africanos, sul-americanos e um ou outro oriental, tangidos por sopro luso.

Será que existe este espaço d'alma?
Creio que sim. Haja crer e querer. A infra-estrutura de cinco séculos assenta em sentires e fusões superantes do diferente. Faça-se andar novo a caminhos do velho navegar.
E a lusofonia? Onde situá-la?
Acreditamos ser a língua um factor muito secundário no sedimentar deste espaço d’alma. … os surdos-mudos não têm alma lusa?
Enfim, vamos apostar na alma dos sentires embalados nos sentires d'alma.

Eu quero este poema para “meu grito de teu irmão”. Porque não adoptar estes versos como símbolo da comunidade da língua portuguesa para já? ... e seu futuro alargamento a países não lusófonos mas também d'alma lusa?

Com este e-mail estamos a recolher assinaturas para a oficialização deste poema a símbolo escrito (lema) da CPLP, à semelhança de bandeira desta instituição que congrega os países da língua portuguesa.

Agradecemos que depois de lida, seja assinada esta petição e reencaminhada a todos quanto possam partilhar desta ideia. Contamos contigo!

GoPetition respects your privacy.

The "Por uma CPLP menos lusófona e mais lusíada" petition to Estudantes Africanos em Portugal was written by Elmer Barbosa and is in the category Culture at GoPetition.

Petition Tags

europe